As incorrecções na escrita devem-se:
- a dificuldades na transcrição entre o sistema fonológico e ortográfico;
- à transcrição na oralidade corrente;
- à inobservância de regras ortográficas de base fonológica;
- à inobservância de regras ortográficas de base morfológica;
- a incorrecções quanto à forma ortográfica específica das palavras;
- a incorrecções de acentuação gráfica;
- a dificuldades de utilização de minúsculas e maiúsculas;
- à inobservância da unidade gráfica da palavra;
- ao nível da translineação.
O professor perante o erro deve ensinar o aluno a percebe-lo, não se limitando apenas a corrigi-lo. "Quando se corrige apenas, ensina-se pouco, com a possibilidade de não se ensinar nada. O aluno tem de ser o agente do seu processo de educação e não apenas um constatador daquilo que o professor faz e manda fazer." (Luiz Cagliari: 85)
Analisámos em aula algumas composições realizadas por crianças do 1º Ciclo. Aqui deixamos alguns exemplos do tipo de erros encontrados.
Para ver, clique aqui.
Consciência Linguística
Há 14 anos
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