quinta-feira, 10 de junho de 2010

Comunicação Linguística e contextos de diversidade linguística e cultural

Podemos definir Competência Comunicativa:

- a capacidade de um indivíduo para comportar-se de modo eficaz e adequado numa determinada comunidade linguística, o que implica respeitar um conjunto de regras gramaticais (lexicais, fonéticas, semânticas, sintácticas) assim como as regras de uso da língua, relacionadas com o contexto socio-cultural em que ocorre a comunicação;

- a capacidade de formar enunciados gramaticalmente correctos e socialmente apropriados.

Competência Linguística: "Ser competente no uso da língua é saber mobilizar, em tempo oportuno e de forma eficaz, esses conhecimentos, essas capacidades. É ser capaz de realizar tarefas ou enfrentar situações [linguísticas] que mobilizam noções e conhecimentos adquiridos, informações, técnicas, métodos. É saber usar um vocabulário rigoroso nas diferentes situações de comunicação; é construir frases ou textos respeitando as regras da sua organização." (Ferraz, 2007)

Competência Sociolinguística: "Refere-se ao conhecimento das normas socio-culturais que regulam o comportamento comunicativo nos diferentes âmbitos do uso linguístico. A competência sociolinguística está associada à capacidade de adequação das pessoas às características do contexto e à situação de comunicação." (Lomas, 2003)

Competência Pragmática: Conhecimento das formas linguísticas mais eficazes para alcançar as suas intenções comunicativas. Relaciona-se com a escolha dos actos de fala mais adequados às situações.

Competência Plurilingue e Pluri/intercultural: A competência plurilingue opõe-se à competência monolingue e deriva do contacto de línguas e culturas. O falante de várias línguas gere as fronteiras entre elas e revela capacidade de mediar e de passar de um contexto (linguístico e cultural) para outro.

Conceitos fornecidos pela Docente

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