segunda-feira, 14 de junho de 2010

Ambientes promotores da apropriação da escrita

Pré-escolar:

"Os conhecimentos das crianças acerca dos aspectos figurativos da linguagem escrita, antes da entrada para a escola, têm uma grande influência na forma como aprendem a ler e a escrever."
Ferreiro et al (1980); Martins & Mendes (1986); Martins (1998); Mata (2008)

Em ambiente Pré-escolar, o adulto deve estimular as explorações e as tentativas de escrita da criança. Nomeadamente:
- Proporcionar oportunidades para escrever;
- Integrar a escrita nas vivências e rotinas do Jardim de Infância;
- Servir de modelo às crianças, escrevendo na sua presença;
- Registar por escrito;
- Envolver as famílias;
- Desenvolver actividades de escrita interactiva;
- Produzir livros diversos (Construir livros de alfabeto);
- Promover a utilização do computador;
- Reflectir sobre o oral, ligando-o à escrita.

Informação fornecida pela Docente.

Sem comentários:

Enviar um comentário