Factores envolvidos no aprender a ler:
- factores físicos e fisiológicos;
- factores sociais, emocionais e culturais;
- factores socio-económicos e culturais;
- factores perceptivos;
- factores cognitivos;
- factores linguísticos.
"Para aprender a ler e a escrever, as crianças têm que descobrir que a linguagem escrita serve determinadas intenções comunicativas, bem como descobrir a forma como um dado sistema de escrita codifica a linguagem oral." (M. Alves Martins e I.Niza, 1998)
Três tipos de estratégias de leitura:
- visuais;
- de antecipação;
- de decifração.
Modelos de Leitura:
- Modelo ascendente (Anos 60): letra, sílaba, palavra, frase;
- Modelo descendente (Anos 70): contexto/tema/imagem, palavra, sílaba, letra;
- Modelo interactivo (Anos 80): interacção entre estratégias ascendentes e descendentes.
Consciência Linguística
Há 14 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário