quinta-feira, 10 de junho de 2010

Aprender a Ler

Factores envolvidos no aprender a ler:

- factores físicos e fisiológicos;
- factores sociais, emocionais e culturais;
- factores socio-económicos e culturais;
- factores perceptivos;
- factores cognitivos;
- factores linguísticos.

"Para aprender a ler e a escrever, as crianças têm que descobrir que a linguagem escrita serve determinadas intenções comunicativas, bem como descobrir a forma como um dado sistema de escrita codifica a linguagem oral." (M. Alves Martins e I.Niza, 1998)

Três tipos de estratégias de leitura:

- visuais;
- de antecipação;
- de decifração.

Modelos de Leitura:

- Modelo ascendente (Anos 60): letra, sílaba, palavra, frase;
- Modelo descendente (Anos 70): contexto/tema/imagem, palavra, sílaba, letra;
- Modelo interactivo (Anos 80): interacção entre estratégias ascendentes e descendentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário