Características GeraisDepois de uma deriva ortográfica de quase um século, a aplicação deste Novo Acordo Ortográfico tornava-se urgente, principalmente, por razões de unificação da Língua Portuguesa, uma vez que é uma língua falada por mais de duzentos milhões de falantes.
O novo Acordo Ortográfico vem privilegiar o critério fonético em deterimento do critério etimológico. Neste sentido vamos passar a suprimir as chamadas consoantes mudas em palavras como
ato (e não
acto),
ótimo (e não
óptimo), etc.
As letras K, W e Y, são incluídas no alfabeto português, que há muito figuram nos dicionários da língua portuguesa e em palavras estrangeiras.
Reduziram-se e sistematizaram-se melhor as regras de emprego do hífen, sobretudo nas formações por prefixação, recomposição e justaposição.
Suprimiram-se alguns acentos gráficos e definiram-se a situações de dupla grafia, incluindo a dupla acentuação.
Pensamos que o novo Acordo irá facilitar a aprendizagem e o ensino da ortografia nas escolas pela aproximação da forma oral à forma grafada. Os adultos precisarão apenas de alguma prática e a preciosa ajuda de um corrector ortográfico para, rapidamente, se adaptarem ao novo registo escrito.
Sem comentários:
Enviar um comentário