quinta-feira, 10 de junho de 2010

Conhecimento da Língua Portuguesa: competências essenciais

Domínio oral: A compreensão e a expressão orais
O desenvolvimento da consciência fonológica.


Podemos designar como consciência fonológica a capacidade de explicitamente identificar e manipular as unidades do oral. Assim, quando a criança apresenta a capacidade de isolar uma palavra nas suas diferentes unidades fonológicas, podemos dizer que adquiriu consciência fonológica.
Esta subdivide-se em três tipos:
1- ao isolar sílabas, a criança revela consciência silábica;
2- ao isolar unidades dentro da sílaba, revela consciência intrassilábica;
3- ao isolar sons da fala, revela consciência fonética ou segmental.

Como em qualquer capacidade cognitiva, quanto mais for treinada, maior é o sucesso do seu desempenho. Logo, a capacidade fonológica deve ser trabalhada desde cedo, pois irá desempenhar um papel importante na aprendizagem da leitura e da escrita nas crianças. Cabe ao professor adequar metodologias sistemáticas e consistentes para estimular a oralidade e a consciência fonológica, pois estará a contribuir seguramente para o sucesso escolar dos seus alunos.

Seguidamente, apresentamos algumas actividades para estimular a consciência fonológica dos alunos:

Para ver a Actividade 1, clique aqui.

Para ver a Actividade 2, clique aqui.

Para ver a Actividade 3, clique aqui.

Para uma informação adicional, clique aqui.

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