Nas aulas da Unidade Curricular Língua Portuguesa e TIC, foram cedidos aos alunos vários textos que reflectiam toda a problematização que envolve o processo comunicativo face às novas pluralidades orais e textuais. A partir dessas fontes foram pedidos uma recensão crítica e um resumo.
Ao longo da leitura dos textos foi possível compreender os novos desafios que hoje se colocam à Educação face ao ritmo acelerado de crescimento das novas tecnologias de informação e comunicação. As formas que dispomos, e respectivas competências exigidas, para utilização da linguagem escrita são cada vez maiores, suscitando assim uma reflexão por parte de toda a comunidade educativa. A Escola deve valorizar estas novas formas de comunicação e compreender o grande potencial que possuem para adquirir conhecimento.
Outro aspecto importante a considerar, é que este desenvolvimento das multiliteracias das T.I.C. permite a abertura a outros espaços sociais e culturais, essencial para a construção de uma sociedade mais informada, mais participativa, mais solidária, mais democrática. Neste contexto, o acesso às T.I.C. pode ser visto como uma forma de inclusão social, não podendo a Escola demitir-se da responsabilidade de assegurar uma participação plena dos seus alunos na utilização das T.I.C.
Para ver a nossa recensão crítica, clique
aqui.
Para ver o nosso resumo, clique
aqui.
Fonte Imagem: Google Imagens
Sem comentários:
Enviar um comentário