segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Análise do Programa de Televisão “Conta-me Como Foi”: Síntese das relações com a Escrita


A escolha deste programa de televisão deve-se ao facto de ser uma reconstituição muito bem conseguida de uma época específica da nossa história, mais concretamente os anos de 60/70. A série acompanha, em cada episódio, a evolução social, económica e política da altura, do país e do mundo, recorrendo a várias fontes documentais da época.

Aspectos como a evolução da moda, da roupa aos cabelos, os novos produtos, as novas tecnologias, as publicações periódicas, são recordados pelas gerações da época e dados a conhecer à geração actual. Mais do que uma série de ficção, o “Conta-me como foi” tem sem dúvida um papel de serviço público ao dar a conhecer o passado e a nossa história.

A série pode constituir um bom ponto de partida para desenvolver actividades em sala de aula no domínio da escrita, nomeadamente para crianças a partir do 3º e 4º ano do 1º Ciclo. O professor pode partir de um episódio específico, em que, por exemplo, as crianças da série aparecem a brincar na rua e propor aos alunos uma composição sobre as diferenças que encontram entre as brincadeiras da época e as actuais. Como se imaginariam sem computador, sem telemóvel e sem toda a variedade de programas infantis hoje em dia à sua disposição.

Outra proposta interessante, seria abordar as diferenças que existem entre a escola dos anos 60/70, as relações entre alunos e professores, a forma de leccionar, com a realidade educativa com que hoje se deparam.

A questão da família também poderia ser tema de debate, onde os alunos iriam analisar as diferenças entre as relações e a forma como se organizavam as famílias na altura.

Por estes motivos, achamos pertinente a utilização deste programa de televisão para fins educativos.

Fonte Imagem: Google Imagens

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